Sistema Tecnológico de apoio à promoção e avaliação do impacto social, económico e ambiental do circuito curto SmartFarmer.pt na Beira Interior

STAI.Bin no Sabugal promove SmartFarmer da Beira Interior

STAI.Bin no Sabugal promove SmartFarmer da Beira Interior – circuito curto de proximidade entre produtores e consumidores coletivos – 10 de maio de 2018.

O projeto de investigação científica e desenvolvimento tecnológico STAI.Bin, apoia a promoção do mercado eletrónico de proximidade Smartfarmer da Beira Interior. Após o encontro realizado na Covilhã, segue-se a sessão no Sabugal, no dia 10 de maio, no Auditório da Câmara Municipal do Sabugal, contando com o apoio desta entidade como dinamizadora da iniciativa neste concelho.

O objetivo desta sessão é dar a conhecer o mercado eletrónico Smartfarmer da Beira Interior, principalmente aos produtores agrícolas e consumidores coletivos, particularmente as organizações sociais com serviços de restauração do concelho do Sabugal e concelhos limítrofes. No decurso da sessão, para além da apresentação do projeto STAI.Bin, dedica-se especial atenção ao processo de demonstração do portal SMARTFARMER Beira Interior, promovendo-se workshops dirigidos ao grupo de produtores locais e ao grupo de representantes de organizações sociais com serviço de restauração de forma a esclarecer e apoiar o processo de registo e utilização deste serviço eletrónico de proximidade de compra e venda de produtos agroalimentares, que tem associado outros serviços complementares, visando a promoção dos produtos e serviços locais.

O SmartFarmer é uma ferramenta eletrónica promovia pela OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento, uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) portuguesa. Este portal engloba vários Mercados Eletrónicos de Proximidade, regionais, organizados numa lógica de “Circuitos Curtos de Proximidade”. O SmartFarmer da Beira Interior conta com a gestão partilhada das entidades ADES – Associação Empresarial do Sabugal e AAPIM – Associação de Agricultores para Produção Integrada de Frutos de Montanha.

O projeto de investigação STAI.Bin pretende promover e avaliar o impacto social, económico e ambiental do mercado eletrónico Smartfarmer da Beira Interior. Este projeto tem como entidade promotora o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e integra como parceiros o Instituto Politécnico da Guarda, a Associação EcoGerminar e a EAPN Portugal.

Estão previstas outras sessões de promoção local, a desenvolver entre os meses de maio e junho, nos seguintes concelhos:

– Castelo Branco;

– Fundão;